Um espaço para pensar Deus, o mundo e o homem com profundidade.

A Comunidade FiloLogos é o grupo onde fé e razão se encontram em diálogo, estudo e convivência.

Participe da Comunidade do FiloLogos

Por que essa comunidade existe?

Vivemos tempos em que a fé é isolada da razão e a razão é esvaziada de sentido.
Muitos buscam um espaço de reflexão sincera, sem radicalismos, onde seja possível pensar, questionar e crescer espiritualmente.

Foi por isso que criei a Comunidade FiloLogos — um lugar de formação, diálogo e amizade intelectual.

Para quem é / Para quem não é

O que é a comunidade FiloLogos?

É para você que:
• Busca compreender a fé com razão e profundidade.
• Deseja amadurecer intelectualmente e espiritualmente.
• Valoriza um espaço de diálogo respeitoso e de formação sólida.

Não é para quem:
• Busca debates superficiais ou ideológicos.
• Não deseja se comprometer com o estudo e a escuta.

Os maiores pensadores da história foram deixados de lado - é hora de resgatá-los

Não podemos deixar nossa alma morrer, muito menos podemos deixar nossa civilização decadente piorar. Faça o curso e compartilhe essa página com seus amigos para que mais pessoas possam se aproximar de Deus, nossa felicidade eterna, de forma concreta e racional!

Nunca vou me esquecer do dia em que o professor de Filosofia da minha escola, uma escola particular cara, ensinou a teoria de Ato e Potência de Aristóteles da maneira mais esdrúxula possível. O professor (que nem é formado em FIlosofia, mas sim em Geografia) falou que Aristóteles falava sobre isso, como a semente que tem potência para se tornar árvore, e depois voltou a contar histórias dos seus "rolês" na faculdade.

Todas as implicações cosmológicas, existenciais e ontológicas da teoria de Aristóteles foram simplesmente deixadas de lado para dar lugar a uma caricatura de pensador - um homem que simplesmente falou que uma semente pode virar árvore e ficou por isso mesmo.

Eu ainda passei por coisas semelhantes e piores nas aulas de Filosofia da Universidade, em um instituição bem avaliada pelo MEC.

Não aceito mais que continuemos vivendo essa baixeza no nosso país. Os grandes pensadores da humanidade tem muito a nos ensinar, e seus ensinamentos nos fazem pessoas muito mais sábias, felizes e bem orientadas.

Na comunidade do FIloLogos nós estudaremos grandes nomes, como José Ortega y Gasset, Santo Tomás de Aquino, C.S. Lewis, José Pedro Galvão de Souza e muito mais.

Um ajudará o outro. Novas amizades (de alta qualidade) surgirão, novos grupos, novas ideias, tudo o que uma pessoa precisa para ser feliz, e tudo que um país precisa para se desenvolver.

Participe da comunidade, seja uma pessoa que investe no que faz a diferença - para si e para os outros, seu dinheiro financiará os próximos documentários gratuitos e muitas iniciativas que impactarão milhões de pessoas.

"O meu povo foi destruído por falta de conhecimento
(Oséias 4,6)", disse Deus Nosso Senhor.

A comunidade é um espaço onde os membros poderão conversar entre si e comigo; terão acesso a podcasts exclusivos com especialistas; aulas extras; aulas de resposta a dúvidas sobre os assuntos do curso e dos documentários e muito mais.

  • 📚 Estudo guiado: leituras filosóficas e teológicas comentadas em grupo.

  • 🎙️ Encontros ao vivo: discussões e conversas mensais com temas centrais.

  • 💬 Espaço de diálogo: fórum privado para perguntas, indicações e debates respeitosos.

  • 🕊️ Crescimento espiritual: conteúdo que une contemplação e ação.

Quem é o responsável pela comunidade?

É um prazer estar com você nesta jornada pelo conhecimento! Sou Lucas Brandão Pelucio, católico, esposo, pai, fundador do FiloLogos, jurista, jornalista, publicitário e apaixonado pela Filosofia.

Minha jornada começou no Ensino Médio, quando comecei a buscar a verdade. Não fui criado em nenhuma religião, quando estava me tornando um adulto, vi que precisava entender o sentido da vida, e essa abertura de coração permitiu que eu escutasse Deus. Desde então:

  • fiz faculdade de Direito, sendo cofundador do Grupo de Pesquisa José Pedro Galvão de Souza (grande nome do Direito natural no Brasil) na PUC Minas;

  • participei de institutos católicos de intelectualidade, como o Instituto São Pedro de Alcântara (Belo Horizonte);

  • fundei - junto de ótimos irmãos - o Instituto Cultural Santa Zélia e São Luís Martin;

  • trabalhei por mais de 3 anos na Brasil Paralelo, tendo sido gerente de SEO do site e roteirista de documentários. Agora estou me dedicando 100% ao FiloLogos.


Tenho minha vocação muito clara: estudar, rezar e trabalhar para que mais pessoas tenham acesso ao Deus verdadeiro e à alta cultura, que enobrece e alegra a alma do homem rumo a Deus.